top of page
IMG_0887.jpg

O PROJETO

A 1ª edição do Ferrovias: Festival de Cinema de Subúrbio objetiva mapear e divulgar produções cinematográficas produzidas por realizadores do Subúrbio de Salvador, bem como filmes que tematizam a região. Tendo em vista que não se tem muitos registros de festivais de cinema pensados para o Subúrbio, o Ferrovias aparece como uma possibilidade de fomento da cadeia criativa audiovisual do território, desenvolvendo espaços de fruição e de formação em audiovisual.

O nome Ferrovias decorre do valor simbólico do sistema de trens que atravessou o território durante 162 anos, atendendo 14 mil pessoas por dia. Mais que um meio de transporte, os trens eram um ponto de encontro e reencontro, espaço de inspiração e criação. Pensando o cinema também enquanto este lugar dos encontros e sobretudo, de registro, o festival se elabora como possibilidade de preservar narrativas e memórias afetivas, bem como de criar novas expressões sob a ótica da juventude.

O festival contou com a exibição de 15 filmes, distribuídos em 3 sessões temáticas (com 4 longas, médias ou curtas) e 2 sessões especiais, durante 4 dias de programação. O festival se deu de forma itinerante, acontecendo em 4 espaços comunitários, no Centro Cultural Plataforma, na Aldeia Quilombo Tubarão, na Escola Comunitária de Escada e no Acervo Laje.

sss.png

Telefone

71 8640-0719

Email

Redes Sociais

  • Instagram
  • Facebook
bottom of page